Artigos

HomeArtigosMusculação ou Exercícios Aeróbicos ?

Musculação ou Exercícios Aeróbicos ?

Ao iniciar um programa de atividades físicas, é frequente a dúvida  sobre qual tipo de exercício fazer: aeróbico ou musculação.

Quando não se tem um profissional para orientar e/ou elaborar o programa de exercícios, a tendência é optar pelo tipo de exercício que mais nos agrada.

No entanto, a verdade é que ambos os exercícios são fundamentais para  um programa  adequado de condicionamento físico.

Para decidir qual o tipo de exercício se vai priorizar, deve-se inicialmente determinar qual é o objetivo principal a ser atingido.

Na impossibilidade de realizar os exercícios em dias alternados, se o objetivo principal é o emagrecimento (perda de gordura), deve-se iniciar pelos exercícios aeróbicos. Se o objetivo é ganhar massa muscular (hipertrofia), deve-se fazer primeiro os exercícios de fortalecimento ou musculação.

Um programa de fortalecimento bem orientado é fundamental para garantir o correto equilíbrio entre as forças de todos os grupos musculares, prevenindo o aparecimento de lesões e ajudando a atenuar as sequelas  das já existentes. Além do benefício estético, o aumento da massa muscular favorece o aumento do metabolismo, com consequente aumento do gasto calórico, sendo excelente coadjuvante nos programas emagrecimento.

Os exercícios aeróbicos são sem dúvida nenhuma os melhores aliados de quem quer emagrecer pois, além de ser o tipo de exercício que promove maior gasto calórico, as calorias queimadas são provenientes, principalmente, da gordura.

Portanto, na próxima vez que surgir a dúvida: aeróbico ou musculação, faça os dois!

Dr. Turíbio Barros

http://drturibio.com/2013/01/22/musculacao-ou-exercicios-aerobicos/

Facebook

Galeria de Fotos

Vídeo

Entre em Contato

(19) 99538-3833

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Avenida Papa Pio XII nº 847 sala 06 - Jardim Chapadão - Campinas - SP