Artigos

HomeArtigosOs Mitos da Queima de Gordura no Exercício

Os Mitos da Queima de Gordura no Exercício

Queimar gordura durante a atividade física é um dos objetivos mais prevalentes nos praticantes de exercícios físicos. Entretanto, muitas vezes sem sabermos sequer a procedência, surgem informações equivocadas que prejudicam e até desestimulam principalmente os iniciantes em programas de exercício.

Uma dessas informações erradas é a de que só começamos a queimar gordura depois de um certo tempo após o início do exercício. Não se sabe por que, surgiu a informação de que só após 20 minutos de exercício começamos a queimar gordura.

Este tipo de informação certamente desestimula quem pretende iniciar um programa de exercícios para redução de sobrepeso. O indivíduo com vida pregressa de inatividade quase absoluta, já fica desanimado em pensar que somente depois de caminhar quase meia hora é que ele estaria começando a reduzir sua gordura corporal.

Felizmente para os “gordinhos” esta informação absolutamente não procede. Ao iniciar uma atividade física, os músculos imediatamente elevam seu metabolismo aumentando a produção de energia e consequentemente incrementando o gasto calórico. O tipo de substrato que vai ser utilizado para a queima calórica é sempre uma mistura de carboidrato e gordura. Logo no início do exercício a mistura tem mais carboidrato do que gordura, entretanto gradualmente a utilização da gordura vai aumentando, dependendo da intensidade do exercício.

Quando o exercício é de boa tolerância, rapidamente a queima de gordura prevalece em relação à utilização dos carboidratos, o que inclusive contribui para que o exercício possa se prolongar.

O que também é importante ressaltar é a necessidade de quantificar a eficiência do exercício para a redução do peso corporal através do gasto calórico total da atividade realizada, deixando a questão de quanta gordura foi queimada em segundo plano.

Mais uma vez, vale lembrar que o importante é gostar do exercício e praticar por prazer e não como obrigação. A perda de peso com redução da gordura corporal vai ser uma consequência natural.

Dr. Turíbio Barros

http://drturibio.com/2013/03/19/os-mitos-da-queima-de-gordura-no-exercicio/

Facebook

Galeria de Fotos

Vídeo

Entre em Contato

(19) 99538-3833

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Avenida Papa Pio XII nº 847 sala 06 - Jardim Chapadão - Campinas - SP