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Quem quer emagrecer não come sobremesa.

Pesquisa recente do IBGE mostrou que 52% dos homens brasileiros têm sobrepeso, isto é, são gordinhos, gordos ou muito gordos (obesos mórbidos).

 Eles já são maioria, pela primeira vez, em 2011. Já as mulheres estão bem perto, com 48% de sobrepeso. Em números redondos, de cada 100 brasileiros, homens e mulheres, 50 estão com sobrepeso. Consideradas somente as crianças e adolescentes, cerca de um em cada três deles também estão com sobrepeso.

Esses números caracterizam uma epidemia fabulosa de gente fora de forma e são um pesadelo para os gestores da Saúde Pública. Por quê? Porque junto com o sobrepeso vêm outras muitas doenças, como artrose, diabetes, hipertensão arterial, aterosclerose, acidentes cardiovasculares, disfunção sexual e diversas formas de câncer (mama, cólon, próstata e rim, entre outros).

O sobrepeso pode ser aritmeticamente definido como um índice de massa corpórea (IMC) acima de 25kg/m2. Se a pessoa conhece sua altura e peso, pode fazer a conta com facilidade. Exemplo: um homem tem 1,80m de altura e pesa 125kg. Seu IMC é peso/quadrado da altura, ou seja, 125/1,8x1,8, o que dá 38,58. Ele está obeso. Para chegar ao IMC de 25, ele precisa perder cerca de 40kg.

A Organização Mundial de Saúde usa um critério simples para definir sobrepeso:

Condição IMC em adultos
abaixo do peso abaixo de 18,5
no peso normal entre 18,5 e 25
acima do peso entre 25 e 30
obeso acima de 30

Obesidade é doença. Sobrepeso é doença. E está aumentando muito no mundo ocidental, também no Brasil. A causa principal desse fenômeno é a indisciplina na alimentação, é comer de modo errado. Não é outro o motivo de tanta gente estar com sobrepeso. Outra razão, muito menos importante, é o sedentarismo, que é a lei do menor esforço. O número de automóveis no Brasil, sozinho, já reflete essa lei do menor esforço. Ir de carro até a padaria em vez de ir caminhando, por exemplo.

Os milhões de indivíduos que precisam emagrecer, para poderem viver mais e melhor, devem se concentrar em primeiro lugar em seus hábitos alimentares e, secundariamente, na atividade física regular. A dieta é o caminho mais curto e eficaz para perder peso. Carnes magras, frutas, verduras e legumes são a base da dieta que corrige o sobrepeso. O ritmo de perda de peso deve ser de 0,5 a 1,0kg por semana, isto é, bem devagar.

Emagrecer depressa leva à perda de massa muscular e a desnecessário sofrimento físico e psicológico. Emagrecer com saúde é emagrecer devagar e comendo bem.

Os exercícios devem ser feitos regularmente. O exercício mínimo, para quem não tem problemas ortopédicos, é caminhar durante uma hora, três vezes por semana. O ritmo ideal, que pode ser alcançado aos poucos, é de 6km por hora, preferencialmente em terreno irregular, com descidas e subidas. Os exercícios na água são menos eficazes, mas são às vezes os únicos exercícios possíveis para quem tem artrose nos membros inferiores.

O ingrediente essencial para quem quer emagrecer é a força de vontade, que falta para a maioria. Largar os refrigerantes, o álcool, os doces e os lanches. Comer várias vezes por dia em pequena quantidade, conforme a orientação preciosa dos nutricionistas, profissionais indispensáveis para orientar os regimes.

Você quer conhecer um obeso que quer mesmo emagrecer? Que não pratica o auto-engano? Veja se ele(a) come sobremesa. Se comer, não quer emagrecer porque quem quer emagrecer de verdade não come sobremesa. E não come fast-food, não toma cerveja nem refrigerante. Usa adoçante e faz exercícios com regularidade.

Se você quer mesmo emagrecer, comece pela sobremesa!

Dr. Lísias Nogueira Castilho - Médico Urologista
Diretor Clínico do Instituto do Radium de Campinas
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