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Planejar o Cardápio é Importante para quem Malha

Mesmo que você não seja um atleta profissional, adotar uma alimentação correta ao se matricular em uma academia é importante, vale o mesmo se você corre ou pratica outra forma de atividade física por conta própria.

 O planejamento alimentar é necessário ainda que você não seja praticante de competições ou treina com maior intensidade. Se a pessoa continua com o cardápio da época que não realizava atividades físicas, não só perde o pique para o esforço físico como corre o risco de não recuperar o desgaste muscular após as aulas, favorecendo o surgimento de lesões musculares.

Um erro muito comum de quem deseja emagrecer com exercícios é seguir também ao mesmo tempo dietas restritivas, com exclusão de carboidratos – arroz, pães e massas, por exemplo.

Os Carboidratos nunca devem ser excluídos da alimentação por quem malha; quando isso acontece, uma das conseqüências é que depois de finalmente emagrecer, a pessoa tende a ganhar peso rapidamente assim que retorna a alimentação habitual, mesmo com a prática continua da atividade física.

Investir apenas em um cardápio mais rico em proteína, devido à fama do nutriente, por colaborar com o fortalecimento muscular, não ajuda a ganhar musculatura; mesmo com alimentos ricos em proteína na alimentação, a ausência dos carboidratos não permite o ganho de massa e ainda provoca fadiga muscular.

É bom lembrar, no entanto que os carboidratos também devem ser escolhidos, optando por fontes como: legumes, grãos, massas e cereais integrais, ao invés de farinha branca e arroz branco.

Outro item importante no planejamento do cardápio de quem pratica atividade física são os suplementos alimentares. Esses produtos devem ser utilizados apenas sob orientação de um médico ou nutricionista, uma vez que as características biológicas da pessoa, a intensidade e freqüência do exercício e a presença de doenças metabólicas tem que ser analisados para que as fórmulas prescritas estejam adequadas a cada caso.

O uso de suplementos sem controle pode provocar efeitos colaterais sérios como, pressão alta, irritabilidade e em alguns casos a depressão. Há vários suplementos permitidos pela ANVISA que podem ser usados, mas apenas quando de fato contribuírem para a saúde, bem - estar e melhor desempenho das pessoas, sob o cuidado e acompanhamento de especialistas.

Nutricionista Responsável

Dra. Carolina Chuichmam R. dos Anjos
CRN3: 27.155

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